Padrões da raça

Esse é um conteúdo além de informativo, mais técnico voltado para criadores e apaixonados pela raça.

Esse conteúdo foi escrito pensando em dividir essas informações para os amantes da Raça  e criadores. 

Conheço hoje, 6 descrições de padrão da raça de organizações diferentes. Com diferentes descrições sobre a mesma raça. Então qual seguir ? 

Por isso um gato que é supremo campeão mundial em uma federação pode não passar da primeira fase em outra.

 E eu não quero com esse texto dizer oque cada criador tem que fazer. Mas quero que o publico amante da raça tenha conhecimento porque existem as diferenças no aspecto de um gato para outro.

Quero usar o exemplo de uma única caracteristica aqui para não ficar muito extenso.

 

Eu vi em todas as exposições que eu fui, os juízes dizendo que no perfil do gato era para ter um stop. Mas nem na descrição daquela federação esta escrito isso. Na maioria das descrições diz que o perfil deve ter uma leve curvatura côncava, não uma parada seca. E aqui esta o grande detalhe, os gatos selvagens que inspiraram a criação da Raça não tem nem curvatura côncava, nem stop. O perfil é Reto, chega a ser quase que convexo. A Impressão que eu tenho é que quando o padrão foi escrito. tentaram facilitar a vida do bengal, e porque eu acho isso? é simples: 

 O método adotado pelas federações É a descrição das características. Se fossem descritas as características físicas exatas dos pequenos gatos das florestas, O bengal ficaria muito longe dos padrões. Quando você tem o primeiro contato com a raça todos lembram um gato selvagem na aparência por causa da pintura, mas se você passar um tempo observando o rosto de vários bengals, vai ver diferença entre eles na expressão do rosto. 

Em uma exposição tem o melhor da raça, que é o gato que se enquadra mais na descrição descrita daquela raça, e o melhor de todas  as raças. 

Suponhamos que o bengal campeão de uma determinada exposição,  tinha  85% das características  descritas no padrão da raça,  e o Persa Campeão  90% das características descritas em seu padrão. 

Nesse caso o melhor gato  Persa, Ganharia do melhor gato bengal. 

Se o padrão do bengal for escrito  exatamente como um Gato selvagem ele não ira ter chances com outras Raças, porque falta varias coisas. 

Quando você descreve um padrão olhando oque já existe, fica mais fácil de reproduzir animais exatamente com esse padrão. 

 E se você ler as descrições de todas as federações, elas não reproduzem fielmente as proporções da estrutura de um pequeno gato selvagem, apesar deles não serem copias idênticas têm características distintas que você pode observar no artigo Aspecto Selvagem. 

Então quer dizer que a descrição da Raça esta totalmente contraria a isso ? não de forma nenhuma, se olharmos um bengal com certeza vai lembrar um gato selvagem, mas tem uns que são muito mais parecidos que outros. 

Existe uma exposição que acontece  na Europa e América do Norte  que se chama ONSAFARI ela é exclusiva dos bengals . nela é convidada juízes de federações diferentes  para o julgamento de varias categorias da raça. 

Por Exemplo, o gato com melhor pintura, com melhor cabeça, com melhor fluxo horizontal, com melhor barriga branca e varias categorias e cores possíveis.

Nessa exposição tem uma Categoria que faz mais sentido para mim como criador que é THE WILDEST LOOKING. traduzindo a expressão fica. O mais selvagem, não de comportamento ou que seja um gato agressivo. mas observando oque se parece mais selvagem fisicamente. ou seja o Tipo selvagem e mesmo que isso não seja um padrão descrito por nenhuma federação, e sim características observadas e perseguidas por criadores de vários países, pouco conhecido no Brasil.  são por essas características que no ano de 2019. com mais de 10 anos de criação de Gatos da raça bengal eu defini o Meu objetivo por completo. 

para os mais interessados segue os links dos padrões existentes da raça e o link do artigo                                Tipo Selvagem 

FIFE 

ACF

ACFA

CFA 

TICA

UFO

©2022 Gatil Dsabre, Especializado na criação de gato bengals há mais de 10 anos

  • Instagram
  • whatsapp